A Leucena (Leucaena leucocephala) é uma árvore da familia Mimoseaceae. Há várias espécies parecidas, algumas arbóreas, outras arbustivas.
Das 22 espécies do gênero, a (Leucaena leucocephala) é a mais difundida e a que apresentamaior distribuição geográfica. É uma planta arbóreoarbustiva, com altura de até 20 m e diâmetro à altura do peito de até 30 cm. Possui folhas bipinadas de 15 cm a 20 cm de comprimento, com 4 a 10 pares de pinas, cada uma com 5 a 20 pares de folíolos; foliólulos com 7 mm a 15 mm de comprimento e 3 mm a 4 mm de largura. Numerosas flores brancas se agrupam em capítulo globular de 1,5 cm a 3 cm de diâmetro. Os frutos são vagens, planas, de 12 cm a 18 cm de comprimento e 1,5 cm a 2,0 cm de largura, contendo 15 a 30 sementes elípticas, achatadas, brilhantes, de coloração marrom, com 6 mm a 8 mm de comprimento e 3 mm a 4 mm de largura. Em áreas com condições edafoclimáticas mais favoráveis (principalmente em relação à pluviometria), pode tornar-se invasora, em virtude da grande quantidade de sementes produzidas anualmente pelas plantas e pela sua facilidade de germinação. É uma planta rústica capaz de rebrotar com facilidade mesmo após diversos cortes sucessivos.
Planta altamente invasora, não recomendamos seu plantio de forma amadora. Em alguns municípios brasileiros já existem projetos de erradicação da espécie.
Psitacídeos, principalmente.
Originária das Américas, ocorrendo naturalmente deste o Texas, EUA, até o Equador, e concentrandose no México e na América Central.